Luz

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

A minha Tulu

Presente da Luz

Estou confusa - Assunto T...

AAAHHHHHHHHHHHHH

Exposição solar

Qual será o "Sindrome"?

Boneca da Luz

Estaremos, só por acaso, ...

7 da manhã, olho aberto

Que silêncio

Palavras para quê...

Haja justiça

Passado da Luz

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Setembro 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Boneca da Luz

Meez 3D avatar avatars games

Awards e Prémios

Da Sonjita, do Bento, da Rosa Xhoque, da Ângela, do Dark, da Andie. ADORO-VOS!

Prémio Rosa Xhoque

Da Ângela, Sonjita, Andie, Miss Crash, do Pandora, da Miss T, do Zizi Bento.

Sábado, 13 de Outubro de 2007

Polémico (esclarecimento)

Hoje deixaram-me um comentário que me fez remontar a Fevereiro. Claro está, tive de voltar a ler o post, a minha memória não dá para tanto.

 

Fiquei com algumas dúvidas em relação ao comentário, pois quem o deixou, o Paulo, fala de auxiliares de acção médica coisa da qual não fala o post, auxiliares sim, auxiliares de acção médica não. Esta designação foi de facto utilizada pelo primeiro comentador do post deixando bem explicito num 2º comentário porque razão o fez.

 

Por outro lado o Paulo diz, referindo-se aos Enfermeiros, "(...) querem ocupar outra casa sem terem arrumado a vossa (...)". E a pergunta é: nossa? nossa de quem? A primeira frase no post indica que o artigo é do Sindicato dos Enfermeiros. Não é de todo pessoal, se fosse teria comentado o dito artigo.

 

Por último gostava de entender se no último parágrafo se está a referir às ambulâncias INEM CODU (as que só respondem ao CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes), às INEM Bombeiros ou às INEM CVP (Cruz Vermelha Portuguesa), porque se estiver a referir-se às ambulâncias INEM CODU permita-me que o corrija, pois essas ao contrário do que indica no seu comentário, e para que quem leia o que escreveu (e não tenha conhecimento da estrutura organizacional) fique esclarecido, são tripuladas por dois TAS e não por um TAS e um TAT.

 

Julgo que em vez de perguntar "(...) ainda querem por lá enfermeiros? (...)" era melhor questionar se os Enfermeiros estão para fazer o cansativo trabalho que os TAS fazem diariamente. Eu sinceramente não creio!

Por Luz às 18:49
Link do post | Comentar
|
3 comentários:
De paulo a 13 de Outubro de 2007 às 21:55
Legalmente não existem ambulância INEM, o que existem são ambulância de socorro, esse veículos podem pertencer as identidades com: INEM, Bombeiros ou CVP, independentes das identidades serão sempre ambulâncias de socorro mais conhecidas por ABSC, basta consultar o regulamento de transporte de doentes para se saber isso.

Outra coisa é que legalmente a tripulação de uma ambulância de socorro é constituída por um TAT e um TAS, independentemente qual for a identidade, o INEM optou por dois TAS, tudo bem, uma opção própria, até o indicado deviam era ser três elementos, poupou num lado e gastou noutro.

Qualquer ambulância de socorro, independentemente da identidade for, reporta-se as centrais CODU em caso de necessidade, onde eu até defendo que devia ser o CODU a controlar todas ambulância de socorro existentes em Portugal, mas para isso o CODU teria que deixar de ser um simples quintinha que somente olha para o que seu, ignorando tudo o resto, é por isso que Portugal ainda não tem uma verdadeira central de emergência onde qualquer chamada tem um principio, meio e fim, como existe em qualquer país civilizado.

Em relação aos enfermeiros, se actualmente não existe dinheiro para pagar para existir TAS e TAT nas ambulância, como é que queres que exista verbas para por lá enfermeiros?

Se existe falta de enfermeiros nos centros de saúde e hospitais, somente por falta de verbas para os ter, porque o que é mais fácil é construir hospitais e centros de saúde, o problema que eles somente funcionam com pessoas, pessoas que custam muito dinheiro, dinheiro esse que ninguém quer gastar, situação idêntica com o Pré-Hospitalar, onde o mais fácil é comparar ambulâncias, o problema é ter tripulação para elas poderem socorrer devidamente.

Podes passar pelo meu blog para ver a outra face do sistema.

http://o-renascer-das-cinzas.blogspot.com/
De Luz a 13 de Outubro de 2007 às 22:38
Quanto aos primeiros dois parágrafos foi o que eu disse mas por outras palavras, para que fosse compreendido por todos, eu mesma há 3 anos atrás não sabia bem a diferença. Mas adiante.

Quanto ao seu terceiro parágrafo estou 100% de acordo, eu estou cansada de dizer isso "(...) o CODU teria que deixar de ser um simples quintinha que somente olha para o que seu (...)". Ene vezes critico situações em que o CODU manda ambulâncias suas (INEM) quando tem bombeiros ou Cruz Vermelha disponível a menos de metade do tempo e distância e esta é só uma das situações ridículas...

Quanto aos Enfermeiros... eu não quero que ponham lá Enfermeiros, acho que é isto que o Paulo ainda não compreendeu, eu não quero nada disso, eu só me limitei a colocar o artigo no blog, deixando ao critério de cada um os comentários. O Paulo comentou hoje, eu agradeço, tive de voltar atrás no tempo, confesso que já não me lembrava de metade.

Passarei com gosto no blog para ver o outro lado do sistema.

Cumprimentos

Luz
De Anónimo a 17 de Outubro de 2007 às 13:29
Não é do meu interesse intrometer-me neste diálogo, apenas quero fazer uma correção a 2 afirmações do sr. Paulo.
A Luz tem razão quando diferencia ambulâncias CODU das outras, pois evidentemente essas mesmo estão debaixo da alçada especifica da DRLVT. Elas são INEM/CODU porque tutelam as mesmas. É assim que o regultamento e o organigrama interno do INEM está definido e protocolado.
Segundo, é esse mesmo regulamento interno que define que numa ambulância INEM/CODU tem de estar 2 TAS. Nunca jamais 1 TAS e um TAT. E, sr. Paulo, o regulamento de transporte de doentes não se aplica às ambulÂncias INEM/CODU pois como é evidente estas não são ambulÂncias de transporte de doentes. ISto, como deve calcular...NO PAPEL.

Comentar post

Horas de Luz

online My Great Web page http://www.facebook.com/BENCAOmtc

Etiquetas

abandono crianças(2)

acupunctura(1)

animais(2)

aniversário; afectos(1)

aniversário; filho(1)

anorexia(1)

bencao(1)

boneca(1)

crenças(1)

desabafos(1)

dimensões(1)

esmeralda(4)

espanha(1)

férias(1)

fernando pessoa(2)

filho(7)

filhos; silêncio(1)

filmes(2)

fitoterapia(1)

fotofobia(1)

hipocrisia(1)

índigo(1)

ivg(2)

livros(2)

mário quintana(1)

natal(2)

poemas(1)

recordações(1)

regresso(1)

revolta(5)

ridículo(2)

saúde(3)

sensibilização(2)

séries(1)

tourada(1)

triste(1)

vida(5)

todas as tags

Award Oferecido

pelo Joseph

Visitantes

Locations of visitors to this page

subscrever feeds