Luz

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

A minha Tulu

Presente da Luz

Estou confusa - Assunto T...

AAAHHHHHHHHHHHHH

Exposição solar

Qual será o "Sindrome"?

Boneca da Luz

Estaremos, só por acaso, ...

7 da manhã, olho aberto

Que silêncio

Palavras para quê...

Haja justiça

Passado da Luz

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Setembro 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Boneca da Luz

Meez 3D avatar avatars games

Awards e Prémios

Da Sonjita, do Bento, da Rosa Xhoque, da Ângela, do Dark, da Andie. ADORO-VOS!

Prémio Rosa Xhoque

Da Ângela, Sonjita, Andie, Miss Crash, do Pandora, da Miss T, do Zizi Bento.

Sábado, 12 de Janeiro de 2008

Venham as críticas que eu já estou habituada

Já me disseram aqui que o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) não é tão mau como o pinto.

Chegou a hora de admitir... De facto não é tão mau como o pinto, estou a ser injusta, muito injusta em não contar as coisas como elas realmente são. Tenho então de admitir. O INEM não é de facto tão mau como o pinto... É MUITO PIOR!!!!!

O ano começou com novas normas.

Será apresentado ao conselho jurídico uma proposta, para que todos os acidentes que haja seja imputada a responsabilidade ao tripulante.
Este facto pode despoletar várias opiniões diferentes, por isso devo dizer que não o estou a expor aqui para o contestar, passa-me ao lado, mas sim para dizer que o Sr. Presidente do INEM se esqueceu de dizer que muitos acidentes se dão pela falta de manutenção das ambulâncias e esqueceu-se também de dizer que muitas falhas de travões, por exemplo, já foram notadas pelos seus tripulantes e não lhes foi dada autorização para trocar de ambulância, não por falta delas, mas porque na realidade aquele Instituto se está nas tintas para a segurança dos seus tripulantes e dos cidadãos por eles transportados.
Queridos leitores não se espantes se um dia um vosso familiar morrer da falta de travões e não da doença ou do trauma. É normal!

Outra regra, mas essa já existe há muito, é não poderem comer durante os turnos, que duram (8 horas pelo menos). A Dra. Isabel Santos, diz que enquanto mandar naquela m%#$a ninguém come! E o Sr. Presidente subscreve. Comam umas barrinhas energéticas diz ela...

Outra situação... Se virem tripulantes parar aos sinais vermelhos quando levam os vossos familiares, para a urgência, com uma patologia grave, por favor não se espantem! Pois parece que altos cargos do Governo se queixaram ao Presidentes que as ambulâncias em marcha de urgência não param ao vermelho.
Eu no meu carro particular não paro a vermelhos quando vou em marcha de urgência... O que por acaso já aconteceu com o meu filho porque na linha 112 simplesmente não atendia a chamada, possivelmente o sistema estava em baixo, acontece. Ora eu não paro mas é normal uma ambulância parar...

Outra coisa muito engraçada é dizerem "bem, agora, posto isto, podem fazer perguntas" e depois o que acontece? Acontece que quando se começa a fazer perguntas se ouve "nós não viemos para aqui falar disso"!
Pois é, estes senhores só falam do que lhes apetece e não dão oportunidade de se falar de temas que não lhes interessam... E vivemos nós numa democracia!


Bem poderia ficar aqui o dia todo a falar destas criaturas mas iria entrar noutros factos que já toda a gente conhece como a siv que se recusou a dar assistência a um Sr. sem ele ligar antes 112. Do mais ilegal possível até porque eles podem muito bem ligar codu e dizer o que se passa, passar dados. Não dar assistência é crime.

Também poderia falar na quantidade de novas ambulâncias que vão abrir, inclusive siv , mas isso também é falado diariamente... Já agora siv em Lisboa para quê????????????
Mas não vale a pena estar a repetir as notícias diárias.

Não tenho nada contra os tripulantes do INEM mas eles não se unem, não lutam pelos seus direitos (comer é um direito). Não me venham dizer que se se queixarem são despedidos, porque isso não é verdade. Se as pessoas fossem unidas, e se amanhã todos os TAE´s do INEM simplesmente não trabalhassem, nenhum deles, iriam despedir os tripulantes em peso? Quem ia depois tripular as ambulâncias? A Dra. Isabel Santos e companhia? Devia de ser bonito...
As pessoas não lutam porque não querem, não estão para isso, encostaram-se acomodadas à sombra da bananeira mesmo sabendo que este acto não só os prejudica a eles como também o cidadão comum.

Voltando um bocadinho atrás... Quanto os novos meios que vão abrir também me questiono porque não foi aberto um concurso público interno devidamente legal como seria suposto. Em vez disto as palavras da Sra. Dra. Isabel Santos (a parte da Sra. é para ironizar, já sabem que eu gosto) foram:

"Para lá só vai quem eu quero"

Pronto, terminei, e desculpem-me se nunca pintei o INEM da forma que ele merece... Uma grande gafe minha, de facto.

 

Como diz o título, venham as críticas.

Por Luz às 07:54
Link do post | Comentar
|
14 comentários:
De luis teixeira a 12 de Janeiro de 2008 às 13:01
Na segurança também era assim, os chefes diziam: segurança não come.
Mas tudo muda, é preciso é querer mudar!
Neste momento segurança não tem hora de almoço ou de jantar, mas pode fazer uma pausa para comer. Já é uma vitória.
De Luz a 12 de Janeiro de 2008 às 13:33
Tens toda a razão, querer é poder, mas quando as pessoas não querem ser unidas... Enfim. É triste!
De ladybug a 12 de Janeiro de 2008 às 19:02
Olá querida. Podes dar uma vista de olhos neste meu post? http://baby-steps.blogs.sapo.pt/58385.html

Beijoca,

Joana
De joseph a 12 de Janeiro de 2008 às 23:57
LUZ
Olá

Vim só dizer-te e desejar-te uma boa noite e um bom domingo.
Amanhã cá estarei, para regularizar a minha situação...
Sorry

Jinhos
Zé (Joseph)... com PH....hihihihi...
De Odele Souza a 13 de Janeiro de 2008 às 00:03
Luz,
Um prazer te ler.
Entre as verdades que aqui leio, uma delas está ao final de teu post , sobre as pessoas não lutarem pelos seus direitos.

O ideal, e óbvio, isto todos nós sabemos, é que nossos direitos fossem respeitados sem que tivéssemos que lutar por isto, Mas em havendo desrespeito é preciso "sair da sombra da bananeira" e
partir pra luta, pra disputa, pra denúncia, pra guerra contra os "do mal" se for o caso.

Há uma frase do Martin Luther King que diz: O que preocupa, não é o silêncio dos corruptos, dos insensatos, dos sem caráter , o que preocupa, é o silêncio dos bons".

Te deixo um abraço e o desejo de um bom domingo.

De Zizas a 13 de Janeiro de 2008 às 15:09
estamos entregues a bicharada......
De sonjita a 13 de Janeiro de 2008 às 16:29
Enfim, temos que lutar pela mudança... é pena porem as coisas assim porque afinal já não vivemos numa ditadura e o direito à vida deve ser prioritário. Não dão condições para que os profissionais trabalhem esperam ter bons resultados... o pior é que quem fica com a dor de consciência por algo ter corrido mal quando podia ter corrido melhor não ser deles.
Jinhos
De Paulo Ferreira a 13 de Janeiro de 2008 às 19:28
Esta mais que provado que no INEM reina a ditadura e as cunhas, os tripulantes de ambulância de socorro somente são um peão num jogo de xadrez sem regas definidas, onde o importante é defender os tachos e os interesses das classes.

Mas se o INEM quer imputar a responsabilidade em caso de acidente os TAS, gostaria de saber se também vai imputar a responsabilidade aos condutores das VMERs…
De jocasipe a 13 de Janeiro de 2008 às 23:34
Portugal no apogeu! Pois!
De BV a 15 de Janeiro de 2008 às 23:39
A autora não seja tonta e deixe-se de calúnias. É óbvio que todos os TAE almoçam, lancham e jantam. Se não se alimentassem, como fariam turnos de 8 horas? Era vê-los cair com lipotímias a cada socorro! Esse disparate não tem tamanho.

E quanto a direitos, quanto ao "para lá só vai quem eu quero" e contra mim falando que gostava de estar no INEM, se a Dra. Isabel Santos usou essa expressão, o que ela quis dizer foi que ali só entra quem for competente, quem ela escolher à luz dos seus conhecimentos que são bastantes. Ou também foi uma amigo que a colocou como Delegada Regional. É, anda meio mundo a enganar a outra metade.

Menina Luz, ilumine-se que você anda às escuras!
De Luz a 16 de Janeiro de 2008 às 08:27
Já estavam a tardar as críticas das pessoas frustradas!

Se chama calúnia a uma coisa que foi admitida pela própria Dra Isabel Santos, numa reunião no Inem com todos os TAE, então das duas uma:
- ou não sabe o que é calúnia
- ou está muito longe de saber o que se passa no INEM.

Sabe quando comem os TAE quando a Dra Isabel Santos está no Codu?
Já vi que não sabe mas eu digo-lhe. Ou não comem ou comem à revelia!

Como você mesmo disse gostava de estar no INEM e não está, portanto no dia em que estiver já pode falar, agora não fale do que não sabe.

Vou repetir:
A própria Dra Isabel Santos admitiu perante dezenas de pessoas e do próprio presidente do INEM que não deixava que os TAE fossem comer, dando como alternativa barras energéticas!

Perante isto pergunto:
Quem diz disparates? Serei mesmo eu?

Quanto ao seu segundo paragrafo nem merece comentários... Venha falar comigo sobre o INEM quando lá estiver para não fazer figuras tristes...

Ah, e já agora, não seja cobarde, identifique-se!
Eu gosto de trocar ideias com pessoas decentes e não com cobardes!
De Sofia a 21 de Janeiro de 2008 às 17:19
Meu Deus nunca pensei isso....tipo comer todo temos direito.... tipo se essa senhora pensa que não vos deixa comer como é que vocês fazem????? barra energéticas!!!!! ISTO ESTA UMA SELVA desejo-vos que muita paciência com essa senhora....ela devia era passar pelo que vocês passam.... eu admiro imenso o vosso trabalho e revolta-me que mesmo EM MARCHA DE EMERGÊNCIA TENHAM DE PARAR NOS VERMELHOS....

E na manutenção das viaturas é assim ???? Pá as viaturas se ficam inop seja em que situação for é sempre mau mas vocês arriscarem-se ainda mais.... é algo que não entendo....

Lutem pelos vossos direitos ... e não desistam...

um forte abraço
De Luz a 21 de Janeiro de 2008 às 17:38
Bem-Vinda Sofia.

Não é de todo o meu trabalho mas agradeço-te muito a atenção! Darei o recado a quem dele precisa. Eu luto muito para que não se caem, mas ainda não foi o suficiente. Sabes que há muitos amiguinhos... Se é que me entendes, não torna as coisas fáceis.

Não sei se ainda aqui voltas, mas se voltares diz-me como conheces o termo Inop? Bomb CVP... amigos???

Beijinho
De Anónimo a 26 de Janeiro de 2008 às 17:44
Olá Luz:

Não venho a este espaço a algum tempo pois tempo é o que tenho tido pouco nos últimos tempos. Hoje finalmente parei um pouco e decidi dar uma vista de olhos naquilo que os meus amigos andam a escrever por aí, já que no meu blog o silêncio persevera por momentos.
Os meus diálogos com a luz sobre o Inem não se traduzem naquilo que eu gostaria...pelo menos assim tem sido até ao momento. Tenho esperança que um dia possamos "discutir" com uma jantarada pelo caminho. E podemos ir até à "chapada e murraça" se isso nos ajudar a libertar tanta energia acumulada. ;)
Mais uma vez quero registar neste blog (que cada vez tem mais leitores) a minha opinião sobre este tema...o TEMA INEM.
Esta semana estava a conversar com um grande amigo que comigo labuta na emergência pré-hospitalar e declarei que amo o Inem. Sim, penso que posso afirmar aqui que amo o Inem...talvez não muito...mas amo. Sabem porquê? Porque eu não associo Inem apenas À nomenclatura da instituição, Inem para mim é a emergência médica. E como não amar algo que nos dá tanta gratificação pessoal e espiritual? E como não amar algo que nos dá tanta desilusão e tristeza?
Minha querida luz, é um projecto interior que provoca sentimentos fortes apesar de todas as vissitutes.
Na realidade o Inem não é de longe nem de perto tão mau como o pintas...lamento declarar e confrontar-te novamente com esta minha posição.
Não me vou debruçar sobre as particularidades das situções que mencionaste nem avaliar as pessoas que referiste. Como te disse uma vez, isso faço-o, sempre que acho inevitável e importante, primeiramente à pessoa em questão.
Friso aos queridos leitores deste blog tão irreverente como relevante, que a demanda da luta dos nossos direitos deve ser proporcional ao cumprimento dos nossos deveres. E infelizmente (nós TAE's) não temos dado uma boa imagem de profissionalismo e competência que nos permita "para já" avançar para a rutura. Mas não pensem que os TAE's andam a dormir conformados com as incongruências...pois não andam. Há já algum tempo que alguns de nós nos reunimos em busca de medidas, de dados concretos, de sustentação para provocar a mudança naquilo que acreditamos estar mal. Mas o bom senso, a maturidade, a cautela e a honestidade exige que a luta começe cá dentro. Esgotada esse diálogo, cá estaremos para prosseguir.
Há muitos TAE's no Inem que se queixam, que reclamam, que exigem, que falam mal de tudo e todos e quando vamos a analisar o comportamento deles no dia a dia, são bem piores que aqueles a quem eles se dirigem nos seus vitupérios.
Para além disso, há igualmente muita crítica veículada que não corresponde à verdade e que será sempre imcompleta por estar ausente da versão do atacado.
Mais uma vez reitero; o Inem tem muita coisa má, algumas péssimas, (das quais pessoas que ignoram, desprezam e humilham aqueles que andam na rua dia a dia a socorrer as pessoas), mas em todos os outros 12 empregos que tive...também era assim.
Um abraço e um bjinho Luz
Tito

Comentar post

Horas de Luz

online My Great Web page http://www.facebook.com/BENCAOmtc

Etiquetas

abandono crianças(2)

acupunctura(1)

animais(2)

aniversário; afectos(1)

aniversário; filho(1)

anorexia(1)

bencao(1)

boneca(1)

crenças(1)

desabafos(1)

dimensões(1)

esmeralda(4)

espanha(1)

férias(1)

fernando pessoa(2)

filho(7)

filhos; silêncio(1)

filmes(2)

fitoterapia(1)

fotofobia(1)

hipocrisia(1)

índigo(1)

ivg(2)

livros(2)

mário quintana(1)

natal(2)

poemas(1)

recordações(1)

regresso(1)

revolta(5)

ridículo(2)

saúde(3)

sensibilização(2)

séries(1)

tourada(1)

triste(1)

vida(5)

todas as tags

Award Oferecido

pelo Joseph

Visitantes

Locations of visitors to this page

subscrever feeds