Luz

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
31

A minha Tulu

Presente da Luz

Estou confusa - Assunto T...

AAAHHHHHHHHHHHHH

Exposição solar

Qual será o "Sindrome"?

Boneca da Luz

Estaremos, só por acaso, ...

7 da manhã, olho aberto

Que silêncio

Palavras para quê...

Haja justiça

Passado da Luz

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Setembro 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Boneca da Luz

Meez 3D avatar avatars games

Awards e Prémios

Da Sonjita, do Bento, da Rosa Xhoque, da Ângela, do Dark, da Andie. ADORO-VOS!

Prémio Rosa Xhoque

Da Ângela, Sonjita, Andie, Miss Crash, do Pandora, da Miss T, do Zizi Bento.

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008

Grande Reportagem da SIC

O tema de ontem foi o Colégio Militar e os miúdos que lá andam.

 

Fiquei a pensar quantos lá andaram contra vontade, visto ser um regime de internato.

 

Na apresentação da reportagem que deu à hora de almoço, apareceu um miúdo sentado no passeio a chorar e a repetir "tirem-me daqui". Soluçava de tanto chorar.

 

O meu filho perguntou-me várias vezes porque há pais que tomam estas decisões não permitindo aos filhos escolher. Tentei explicar. Só tentei porque também não sei porque o fazem. Nunca o fizeram comigo nem com ninguém meu familiar, talvez por isso me seja difícil compreender, são ideias e comportamentos muito distantes da minha realidade, da realidade em fui criada, da realidade em que crio o meu filho.

Ele entendeu o que lhe quis explicar mas com revolta. Eu obrigava estes pais a umas coisinhas para ver se eles gostavam - disse ele, longe de aceitar que nem todas as realidades são como a dele e de muitos outros meninos.

 

Houve uma situação que nos custou particularmente (ao meu marido e a mim), um castigo que é lá aplicado. Parece que por lá quando os professores não gostam de algo que os miúdos fazem, apresentam queixa deles e é-lhes dada uma "amarela", normalmente este castigo consiste na privação de ir a casa ao fim-de-semana.

Os professores sabem que eles serão privados de ir a casa, mas a cara deles (professores) era de prazer absoluto. O meu marido depois do nosso filho adormecer repetia vezes sem conta "que nojo", referindo-se aos professores.

 

Quando os pais os colocam neste colégio já sabem que eles podem sofrer este tipo de castigos, não ir a casa etc.

 

O meu marido e eu jamais assinaríamos uma autorização para mandarem e disporem do nosso filho como bem lhes apetecesse.

 

Julgo que cada um deve ter as suas opções mas tenho muita pena quando as opções de alguns daqueles miúdos não são ouvidas e outras lhes são impostas. Sofri a ver aquilo!

Por Luz às 14:47
Link do post | Comentar
|
22 comentários:
De andie a 18 de Fevereiro de 2008 às 15:32
Também não consigo compreender...para mim deve ser aqueles paizinhos do "porque é fino", pôr os meninos no colégio militar...
Jinhos!
De amitaf a 18 de Fevereiro de 2008 às 16:26
Luz.........fiquei arrepiada!

E carinho, quem dá o carinho a essas crianças, os afectos não fazem parte do crescimento, são só as regras?

Serão adultos capazes de amar a sua família?

A reportagem para além de indignar os adultos, deixou perplexas pricipalmente as crianças.
De Luz a 18 de Fevereiro de 2008 às 16:45
E brincar? Tão necessário na idades deles...
Beijo
De amitaf a 18 de Fevereiro de 2008 às 17:14
Claro que sim!!!!

jocas
De mimi a 18 de Fevereiro de 2008 às 17:17
Vi a reportagem toda e fiquei preplexa, quando me apercebi da idade que os miúdos têm quando lá entram. São ainda crianças, a precisar de tanto afecto de brincar, e entram ali e isso acaba-se. São só regras. Embora eu ache que regras são importantes, mas com conta peso e medida e com mimo e brincadeiras à mistura.
Bjs
De Andreia a 18 de Fevereiro de 2008 às 17:31
Também não entendo estas situações... Talvez por ter sido criada de forma completamente diferente. Nunca andei em colégios nem nada que se pareça. Passei por muito por não estar "protegida" mas essas situações ajudam-nos a crescer e criar defesas. Se andar em colégios já é mau, nesse colégio então nem quero imaginar. É basicamente um sítio onde (perdoem-me a expressão) enfiam um pau no dito cujo dos miúdos para andarem direitinhos!
Tenham vergonha!!!
De Secreta a 18 de Fevereiro de 2008 às 17:55
Não vi a reportagem , mas pelo que li agora aqui , é mesmo de ficar indignada com a atitude de alguns pais.
Enfim ...
De Bento a 18 de Fevereiro de 2008 às 18:15
pois perante tais situações nem sei que pensar, eu não tenho filhos mas penso que ter um filho não é ter o prazer de desfrutar deles o mais possível, certo? Afinal a vida passa tão depressa, que quando se dá conta estarão eles a sair porta fora, ou devem ser os pensadores que dizem que os "homens so se fazem na tropa" pois da vontade de rir, a mim faz-me mesmo confusão...
De luis teixeira a 18 de Fevereiro de 2008 às 18:41
Cara amiga, não sei se leu o comentário que um anónimo, dizendo ser ex aluno do colégio deixou na minha postagem.
É certo que a maioria dos alunos, um dia mais tarde vão dizer que foi bom para eles e que adoram a instituição, é também verdade que o colégio educa-os para virem a ser alguém, mas há coisas que não tem preço. E o amor dos pais? Eu tenho dois filhos e jamias pagaria fosse que preço fosse para que alguém fizesse aquilo que é a minha missão, educá-los.
Há coisa melhor que estar com os nossos filhos? A ideia do colégio militar até podia ter muito fundamento há uns 40 ou 50 anos atrás, mas os tempos mudam e talvez estivesse na altura de a própria instuituição mudar.
Não me parece que seja necessário para a educação de uma criança, desfilar com uma arma na mão, nem obrigá-los a se emocionarem com o hino nacional, o que poderá sentir uma criança de 9 anos a ouvir o hino?
Eu também me emociono a ouvir e nunca andei no colégio militar, nem à tropa fui.
Sou contra tudo o que tenha armas e significado de "guerra" ou quartel. Educa-se com disciplina, com amor, com carinho, com sabedoria e com razão, mas junto dos pais.
De sonjita a 18 de Fevereiro de 2008 às 18:42
Eu vi uma parte da reportagem mas não preciso de ver tudo para ter uma opinião. Sempre fui contra colégios internos, sejam eles militares, religiosos ou de que ordem forem. Crianças são crianças e devem permanecer diariamente com os pais até uma idade razoável . Uma coisa era o miudo já ser adolescente e querer ir para um colégio desses outra coisa é ser imposto pelos pais... sim, porque não me parece que os miudos que vão para lá vão porque querem mesmo... aquilo são ideias que vêm de trás e que os pais lhes vão incutindo. Eles não negam com medo da reprimenda ou de com isso desapontarem os pais... enfim, há pais que continuam a projectar sonhos nos filhos não deixando que eles escolham o caminho que querem seguir. Com aquela idade ele devia era andar a jogar à bola no pátio do recreio, sujar-se e ser feliz como só as crianças conseguem ser.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Eu vi uma parte da reportagem mas não preciso de ver tudo para ter uma opinião. Sempre fui contra colégios internos, sejam eles militares, religiosos ou de que ordem forem. Crianças são crianças e devem permanecer diariamente com os pais até uma idade razoável . Uma coisa era o miudo já ser adolescente e querer ir para um colégio desses outra coisa é ser imposto pelos pais... sim, porque não me parece que os miudos que vão para lá vão porque querem mesmo... aquilo são ideias que vêm de trás e que os pais lhes vão incutindo. Eles não negam com medo da reprimenda ou de com isso desapontarem os pais... enfim, há pais que continuam a projectar sonhos nos filhos não deixando que eles escolham o caminho que querem seguir. Com aquela idade ele devia era andar a jogar à bola no pátio do recreio, sujar-se e ser feliz como só as crianças conseguem ser. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>BJOka</A>
De Miss T a 19 de Fevereiro de 2008 às 01:17
Eu vi um bocado e não percebo porque muitos pais obrigam os filhos a ir para lá, deviam ser eles a escolher!

Comentar post

Horas de Luz

online My Great Web page http://www.facebook.com/BENCAOmtc

Etiquetas

abandono crianças(2)

acupunctura(1)

animais(2)

aniversário; afectos(1)

aniversário; filho(1)

anorexia(1)

bencao(1)

boneca(1)

crenças(1)

desabafos(1)

dimensões(1)

esmeralda(4)

espanha(1)

férias(1)

fernando pessoa(2)

filho(7)

filhos; silêncio(1)

filmes(2)

fitoterapia(1)

fotofobia(1)

hipocrisia(1)

índigo(1)

ivg(2)

livros(2)

mário quintana(1)

natal(2)

poemas(1)

recordações(1)

regresso(1)

revolta(5)

ridículo(2)

saúde(3)

sensibilização(2)

séries(1)

tourada(1)

triste(1)

vida(5)

todas as tags

Award Oferecido

pelo Joseph

Visitantes

Locations of visitors to this page

subscrever feeds