Hoje é dia de recordar sabores do passado. É dia de fazer filhós à moda da minha avó. Que saudades tenho dela... E do meu avô nem se fala!
A minha mãe faz sempre filhós no Natal, mas nós não gostamos. Isto de estar habituada às modas da Beira Baixa tem destas coisas. Ela mistura abóbora e sumo de laranja... Sumo de laranja nas filhós... Quem se habituou como eu à Beira Baixa entende-me com certeza. Não deixa fintar umas boas 4 ou 5 horas deixa apenas umas 2, nem dá tempo à desgraçada da massa para duplicar o volume... Não tende a massa... E frita em óleo... (Ok eu sei que fritar em azeite é hoje em dia um luxo, mas nas aldeias de interior onde o azeite é produzido para consumo próprio não se usa óleo, é considerado algo nada saudável ao contrário do azeite, nunca vi óleo em casa da minha avó e naquele tempo não comprávamos azeite trazíamos todo de lá, hum tão bom).
Então hoje é dia de fazer filhós como deve de ser!
Sabem que no meio das filhós havia sempre uns bonecos que a minha avó me deixava fazer? Que saudades.
Hoje vai ser a vez de o meu filhote experimentar bonecos de filhós.
Só tenho pena dos ingredientes não serem tão bons. Os ovos não são das galinhas que acabaram de os pôr esta manhã, o azeite e a aguardente não foram feitos por mim e o bocadinho do leite morno onde dissolvo o fermento de padeiro não acabou de sair da vaca...
Fica a intenção, embora saiba que nada será igual ao que era...
Blogs Por Onde Passo
.
.
Dadores
acupunctura(1)
animais(2)
anorexia(1)
bencao(1)
boneca(1)
crenças(1)
desabafos(1)
dimensões(1)
esmeralda(4)
espanha(1)
férias(1)
filho(7)
filmes(2)
fitoterapia(1)
fotofobia(1)
hipocrisia(1)
índigo(1)
ivg(2)
livros(2)
natal(2)
poemas(1)
recordações(1)
regresso(1)
revolta(5)
ridículo(2)
saúde(3)
séries(1)
tourada(1)
triste(1)
vida(5)